top of page
Design sem nome (5).png
Buscar

O Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil "Erê Dendê" abre inscrições até 25 de abril de 2025

  • Foto do escritor: Gaveta do Pensamento
    Gaveta do Pensamento
  • 16 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de fev.


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), lança o Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil "Erê Dendê". O edital premiará obras literárias infanto-juvenis de todo o país, que promovam, valorizem e preservem as tradições, conhecimentos e diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana. Serão ao todo 10 prêmios no valor de 20 mil reais, cada. Na categoria Júri Oficial, uma comissão julgadora especialmente designada para a premiação irá selecionar, entre as inscritas, nove obras contempladas. Já na categoria Júri Popular, o público em geral poderá eleger o décimo premiado, através do voto on-line. Os autores poderão inscrever suas obras no período de 24 de fevereiro a 25 de abril de 2025.



Desde 2003, a lei 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afrobrasileira e africana em todas as escolas do país, do ensino fundamental ao médio. Porém, existe ainda uma grande lacuna na adaptação dos currículos a esta realidade de diversidade cultural e religiosa. Essa premissa é um dos pontos de partida para a criação do edital.


O prêmio tem como objetivo principal estimular e reconhecer publicamente o talento dos autores, contribuindo desta forma para a visibilidade das obras. Através destas publicações, crianças e adolescentes negras e negros poderão reconhecer na literatura, sua ancestralidade e sua cultura. E a literatura, por sua vez, poderá contribuir com a luta pela igualdade racial em diversas frentes, como: a inserção da cultura afrobrasileira na educação formal; o fortalecimento identitário das crianças negras; a compreensão de que suas raízes são motivo de orgulho; e a partilha de narrativas afirmativas.


O Erê Dendê integra o Projeto “Encruza: fortalecimento e valorização das comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos” como iniciativa de ampliação das Políticas Afirmativas desempenhadas pelo Ministério da Igualdade Racial, através da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros (DPTMAT) da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT). O concurso literário bem como as demais ações do projeto são executados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a UFRB.


O edital está alinhado às diretrizes do Decreto 12.278 do Governo Federal, de 29 de novembro de 2024, que institui a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de

Matriz Africana.

 
 
 

Comments


bottom of page